2º CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA
São Paulo, novembro de 2019.
Aos congressistas, palestrantes, colaboradores e empresas (“as melhores”) que apoiaram o 2º. CBDV:
É com imensa satisfação que, ao término do 2º. CBDV, comunicamos que o evento foi pleno de êxito, graças à intensa participação de todos os envolvidos. Preencheu-se cerca de 95,3% das vagas de inscrição disponibilizadas, bem como todas as 90 vagas previstas para os cursos do pré-congresso (otopatias e citologia, cito bacterioscopia, citofungoscopia e citoparasitologia) foram ocupadas. Ou seja, o evento magno da dermatologia veterinária brasileira&nb sp;mais uma vez, atingiu seu desiderato e na plenitude, tal como pode se verificar nos seguintes dados:
- inovou-se no contexto dos congressos veterinários brasileiros, com a emissão de crachás eletrônicos, enviados previamente aos inscritos. Cabe salientar que, a iniciativa pioneira visou facilitar o ingresso no primeiro dia do 2º CBDV propiciando agilidade e rapidez no ingresso nas salas.
-inscreveram-se brasileiros provindos de 23 (85,2%) da Unidades federativas brasileiras e de estrangeiros oriundos de sete países (sul, centro e norte americanos, Argentina, Colômbia, EUA, México, Peru e Uruguai; Europeu: Portugal)
- afora os associados à SBDV e às co-irmãs (brasileiras e estrangeiras) houve um significativo número de inscritos não associados, da ordem de 331 participantes
-89% dos associados adimplentes da SBDV estiveram presentes no evento que, aliás, é aquele que mais pontua em termos curriculares para os associados que, almejam o título de especialista pela entidade e pelo Sistema CFMV-CRMVs
Contabilizando-se os dias de pré-congresso e este propriamente dito, somaram-se quatro dias de muito conhecimento e também de descontração. Foram realizadas mais de 40 palestras, proferidas por 40 profissionais. Sendo eles: 35 brasileiros e também cinco (12,5%) estrangeiros militantes nos EUA, Argentina, México, Portugal e Inglaterra
A programação científica foi desenvolvida sob a forma de, concorridos, seis fóruns, palestras magistrais, simpósio satélite, sessão de correlações anatomo- clínicas, casos clínicos, acidentes insólitos no dia-a-dia do profissional, história da dermatologia veterinária etc e envolvendo dermato e otopatias de: caninos, felinos, equinos, pets não convencionais, ferrets e aves – visando, como sempre , contemplar a dermatologia comparada entre espécimens animais e o homem
Quanto a sessão de pôsteres, selecionaram se, dentre a meia centena de trabalhos inscritos, nove para a modalidade de apresentação oral e, 22 outros para aquela no formato eletrônico. Os resumos dos trabalhos serão, em breve, publicados nos Anais do 2º CBDV, disponíveis na próxima edição on line da Revista do CRMV-SP, com acesso gratuito a milhares de profissionais médicos veterinários.
Outro momento de muito brilho, ocorreu na cerimônia de abertura, durante a homenagem prestada a duas associadas fundadoras da SBDV, pioneiras na atenção clínica de dermatopatas em Minas Gerais e no Paraná. Sob forte emoção receberam o título de sócias honorárias as professoras Adriane Pimenta da Costa Val Bicalho (UFMG) e Eliane Cristina Palaoro Pereira (UEL), essa última in memoriam, sendo o título entregue a sua filha caçula, a Advogada Tamine P. Pereira.
Para que o evento transcorresse em conformidade, foram mobilizados quase meia centena de colaboradores, entre comissão organizadora, equipes de montagem de estandes, limpeza, segurança e bombeiros, cuidados de saúde/enfermagem e buffet.
Importante ressaltar, ainda, as “dezenove melhores empresas brasileiras”, que apoiaram o evento maior de dermatologia veterinária, foram representadas por 149 colaboradores, compostos por promotores técnicos, consultores, gerentes e vendedores, sempre dispostos a atender o público, ávido por tecnologia e inovação.
Somando-se ao Congresso, prestigiou-se também o lançamento (pela Interbook Editorial) da segunda edição do livro TRATADO DE MEDICINA EXTERNA: DERMATOLOGIA VETERINÁRIA (LARSSON & LUCAS), já consagrado e de autoria de dois ex-presidentes da SBDV, com a colaboração de 67 profissionais brasileiros, com mais de 1200 páginas e 1700 fotos. Na ocasião, os referidos autores autografaram, apondo dedicatória especial, nos mais de 200 exemplares, ali adquiridos.
Seguramente todos os momentos de congraçamento foram repletos de alegria, reencontros, amizade e alto grau de satisfação dos participantes, em muito devido a organização geral e programação científica do Congresso. Sem contar ainda, a hospitalidade habitual da cidade sede: afinal, Campos do Jordão a cidade brasileira de maior altitude, nos acolheu com sua gastronomia e turismo inigualáveis, mas sempre com conforto / facilidade de deslocamento e segurança, deixando-nos com aquela sensação de saudades e ansiosos pelo próximo CBDV!
Agradecemos a todos, que conosco estiveram no 2º CBDV
A Comissão Organizadora